in ,

Grupo chinês vai investir R$ 400 milhões em termoelétricas na Bahia

O primeiro investimento do grupo chinês Jiangsu Communication Clean Energy Technology (CCETC) no Brasil deve acontecer na Bahia. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a companhia investirá cerca de R$ 400 milhões para construir duas termoelétricas na Bahia: Camaçari Muricy II e Pecém Energia, de 143 megawatts (MW) cada.

O montante inclui a compra do controle das duas Sociedades de Propósito Específico (SPEs) e recursos para levantar as usinas movidas a óleo diesel. A empresa chinesa terá cerca de 50% de participação no grupo, que tinha como sócios a Petrobras e um fundo de investimento chamado MDC.

A publicação do diário paulista afirma que o negócio envolve a participação do fundo, mas os chineses podem comprar 100% das térmicas futuramente. O motivo é que a Petrobras, por meio da BR Distribuidora, anunciou na semana passada a intenção de vender as térmicas dentro de seu programa de desinvestimento. A estatal tem 45% de participação na Pecém Energia e 50% na Energética Camaçari Muricy II. Ambas as usinas se encontram em estágio pré-operacional e só deverão começar a operar em outubro de 2020.

Em reunião com o governador Rui Costa (PT), os chineses teriam se comprometido a preencher seu quadro de funcionários com 70% da mão de obra local. As duas usinas serão implantadas em Dias D’Ávila.

Processos sobre Moro devem ser analisados pelo CNJ na gestão de Dias Toffoli

Câmara aprova isenção de conta de luz para famílias de baixa renda