in ,

Bolsonaro desiste de instalar base americana no Brasil

Comando Militar expressou seu descontentamento em conversas de seus membros —os generais de quatro estrelas, topo da hierarquia

 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou a militares e oficiais generais da cúpula das Forças Armadas que não haverá nenhuma base americana instalada no Brasil durante seu mandato. O motivo foi a repercussão negativa do tema entre os membros do Exército. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, oficiais que receberam o recado de Bolsonaro relataram que a mensagem foi passada pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.

A possibilidade da instalação de uma base dos EUA, país com o qual vem travando uma aproximação agressiva desde que foi eleito, foi citada por Bolsonaro durante entrevista ao SBT na semana passada. Chanceler do governo, Ernesto Araújo confirmou a intenção na sequência. A medida chegou a ser elogiada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que esteve na posse do presidente no dia 1º. No entanto, a declaração surpreendeu os militares que fazem parte do Alto Comando do Exército, centro de gravidade do poder militar brasileiro.

Segundo a Folha, o comando expressou seu descontentamento em conversas de seus membros —os generais de quatro estrelas, topo da hierarquia. Azevedo e Silva, que foi do colegiado e hoje está na reserva, conversou com Bolsonaro.

Zé Rocha anuncia que Raimundo Costa vai se filiar ao PR

Criminosos incendeiam ônibus em três cidades do Ceará na 6ª noite de ataques