in

Diretor de teatro Antunes Filho morre aos 89 anos em São Paulo

Morreu, nesta quinta-feira (2), aos 89 anos, o diretor de teatro José Alves Antunes Filho, mais conhecido como Antunes Filho.

“Nesta noite do dia 2 de maio o Sesc, o teatro e todo Brasil estão mais tristes. Lamentamos o falecimento do diretor de teatro Antunes Filho, aos 89 anos, no Hospital Sírio-Libanês. Nosso companheiro de mais de 30 anos de convivência será velado amanhã, a partir das 8h, no Teatro Sesc Anchieta.”, informou o Sesc SP, em suas redes sociais.

Considerado pela crítica especializada um dos principais nomes do teatro brasileiro, o artista estava internado há cerca de duas semanas, após um mal-estar. Na ocasião, os médicos diagnosticaram um câncer de pulmão em estágio avançado.

A estreia de Antunes Filho no teatro foi em 1953 com a peça Week-end, de Noel Coward. Em 1958, fundou a companhia Pequeno Teatro de Comédia e dirigiu o espetáculo “O Diário de Anne Frank”, vencendo prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e da Associação Carioca de Críticos Teatrais (ACCT).

Ele criou também o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), escola de formação e grupo por onde passaram importantes nomes do teatro nacional. Um de seus trabalhos de maior prestigio foi a montagem de “Macunaíma”, baseado na obra de Mário de Andrade, em 1978.

Sapeaçu: Prefeito perde foro especial em caso de sustação de cheques

Fe Criança de 5 anos morre com suspeita de dengue; ano já tem 6 mortes confirmadas