in

Amazônia já tem ‘desmatamento relativo zero’, diz ministro do Meio Ambiente

O Brasil já atingiu o desmatamento zero —pelo menos do ponto de vista relativo, afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo, Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.

A publicação, porém, destaca que os últimos dados oficiais —relativos ao período 2017-2018— apontam as maiores taxas de destruição do bioma da última década.

“Busca-se o zero absoluto ou o zero relativo? O zero relativo nós já atingimos”, insistiu Salles.

Na noite de quarta-feira (3), Salles disse, em entrevista à Central Globo News, que o desmatamento na Amazônia representava 0,002% do bioma. Hoje, disse que o número real é 0,16%.

“Quando comentei do 0,2 é para termos distinção e perspectivas do que se está falando em termos de volume de desmatamento. Nós já temos um desmatamento que, em números inteiros, já é zero, é 0,2. Então não estamos longe do desmatamento ilegal zero”, afirmou.

O desmatamento anual ao qual o ministro se refere, contudo, é equivalente a área superior à do Distrito Federal. A taxa de desmate entre agosto de 2017 e julho de 2018 foi de 7.536 km².

“Quantos Distritos Federais cabem na Amazônia?”, rebateu. “O que precisamos fazer, dentro desse desmatamento ilegal, é adotar as medidas que forem adequadas para reduzir ainda mais o ilegal. Mas essa melhoria, na nossa opinião, passa por uma melhoria na gestão de recursos”, disse, segundo a  Folha.

Segundo Maurício Voivodic, diretor-executivo do WWF-Brasil, a matemática do ministro não faz sentido. “É uma área enorme. Fingir que o problema não existe é o primeiro sinal de que não se quer combater o problema. É brincar com dados para fingir que o problema não existe.”

Fies abre prazo para renovação de contratos firmados a partir de 2018

Grupo é preso em carro roubado com armas, munições e mais de R$ 5 mil em espécie