in

Pesquisa relaciona consumo de sucos adoçados e refrigerantes ao risco de câncer

Um estudo publicado nesta quinta-feira (11) relacionou o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de frutas adoçados artificialmente, a um risco maior de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

 

A pesquisa foi realizada por pesquisadores franceses e divulgado em artigo da revista médica BMJ.

 

O objetivo dos cientistas era avaliar as associações entre o consumo de bebidas açucaradas e os riscos de câncer em geral, assim como alguns tipos específicos de tumores malignos, como de mama, próstata e intestino.

 

Para o estudo, os franceses pesquisaram mais de cem mil adultos, com idade média de 42 anos, sendo 79% mulheres.

 

Para chegar até os resultados os participantes preencheram pelo menos dois questionários sobre sua dieta em 24 horas. A partir disso, eram calculados os consumos diários de açúcar e bebidas adoçadas artificialmente, e 100% de sucos de frutas. Os pacientes, de acordo com reportagem do G1, foram acompanhados por um período máximo de nove anos.

 

A ingestão diária de bebidas açucaradas em relação a bebidas diet foram analisada pelos cientistas e posteriormente comparadas com os casos de câncer nos registros médicos dos participantes do estudo durante o período de acompanhamento.

 

A partir da análise, os franceses constataram que uma ingestão de cerca de 100 ml por dia de bebidas que contém açúcar estava associada a um aumento de 18% no risco de câncer e um aumento de 22% no risco de câncer de mama. Tanto bebidas adoçadas quanto sucos de fruta tiveram associação de risco similar.

Porto Seguro: MPF pede remoção de barraca em área de preservação ambiental

Diretor do Inema nega culpa em rompimento de barragem: fenômeno da natureza