in

BRILHANTE FM LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE Á EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Rádio Brilhante FM lançou na manhã desta quinta – feira (05) a campanha de prevenção e combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

A campanha é realizada através da distribuição de spots na grade de programação da emissora. E visa chamar atenção dos governantes e sociedade sobre importância de prevenir e combater a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

No país existem várias campanhas com este objetivo, uma delas é a Faça Bonito, realizada dia 18 de maio em todo país, idealizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento á Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A Campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A campanha da Brilhante FM reforça as campanhas já existes e divulga o disk 100.

A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Para além da data, a campanha com os dizeres ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’ é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem como tema: “Um país que quer ser grande tem que proteger quem não terminou de crescer.”

Como agir em caso de violência contra crianças e adolescentes?

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, a sua atitude deve ser denunciar! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições:

  • Conselho Tutelar da sua cidade; • Disque 100 (por telefone ou pelo e-mail [email protected]) – canal gratuito e anônimo;
  • Escola, com os professores, orientadores ou diretores;
  • Delegacias especializadas ou comuns; • Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
  • Número 190;
  • Casos de pornografia na internet: denuncie em www.disque100.gov.br.

Junte se a nós, combater qualquer tipo de violência contra criança é dever de todos. Denuncie disk 100.

Todas as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável das nossas crianças e adolescentes. E isso incide sobre o próprio país, cujo desenvolvimento não depende apenas da área econômica, mas também da área social e de direitos humanos. É por isso que a Constituição Federal deu a responsabilidade de garantir os direitos dos meninos e meninas do país a toda a sociedade, à família, à comunidade e ao Estado. E você faz parte disso!

 

Por Luziária Barreto.

Com informações dos sites:

https://www.facabonito.org.br/, http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/sedh/cartilha_educativa.pdf

Itaetê: Prefeito é multado por gasto excessivo em festas durante decretos de emergência

Morre Andrada, goleiro argentino que levou milésimo gol de Pelé