in

CTNBio emite nota sobre questão de reprodução de mosquitos transgênicos em Jacobina

Após matéria publicada na Scientific Reports, apontando que os mosquitos transgênicos liberados pela Oxitec em Jacobina, na Chapada Norte, para diminuir a população do vetor, conseguiram se reproduzir, gerando populações híbridas, o CTNBio emitiu uma nota técnica sobre a situação. Em um outro artigo científico publicado no site DW há citações de que a experiência foi realizada de forma precipitada e levou a uma situação em grande parte incontrolável. Além disso, a introgressão, que é o movimento de um gene de uma espécie para o acervo genético de uma outra através de repetidos retrocruzamentos entre um híbrido e sua original geração progenitora, pode introduzir outros genes relevantes, como a resistência a inseticidas.

A cepa de liberação, OX513A, foi derivada de uma cepa de laboratório originária de Cuba e depois cruzada para uma população mexicana. As três populações que formam a população tri-híbrida atualmente em Jacobina (Cuba / México / Brasil) são geneticamente bastante distintas, provavelmente resultando em uma população mais robusta que a população de pré-liberação devido ao vigor híbrido. Devido a situação delicada e preocupante, a CTNBio emitiu uma nota sobre o assunto, também foi enviada uma nota pelo Ministério Público em Jacobina, através da Promotoria do Meio Ambiente, informando que acompanha a situação de perto e ações já estão sendo realizadas sobre o tema.

Nota do Ministério Público em Jacobina:
“Me reuni ontem com a Secretária de saúde de Jacobina e estamos analisando o que o MP estadual pode fazer. Vamos marcar uma reunião com o MPF para propor uma atuação conjunta. Mas como envolve órgãos federais a atribuição a priori seria do MPF”.

Nota da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) :
Sobre artigo publicado no periódico Scientific Reports intitulado Transgenic Aedes aegypti Mosquitoes Transfer Genes into a Natural Population, Evans et al. Scientific Reports, Vol 9, Article number: 13047 (2019).

A CTNBio informa que o artigo está sendo avaliado pela Presidência e Vice-Presidência da CTNBio, que consultaram também outros pesquisadores independentes. De acordo com uma avaliação inicial, o artigo demonstrou a ocorrência de um mosquito híbrido, mas não foi comprovado que esse inseto é mais resistente a estratégias de controle e/ou capaz de causar qualquer tipo de dano às pessoas e meio ambiente.

Os dados não apontam inicialmente para a persistência do gene auto limitante da linhagem OX513A que produziu o mosquito híbrido no meio ambiente. A empresa tem monitorado as liberações no meio ambiente e está na Pauta da CTNBio inclusive Relatório Final do Monitoramento Pós-Liberação Comercial do Mosquito, Processo CTNBio n. 01200.002919/2013-77 que será examinado em caráter de urgência na próxima Reunião Ordinária da Comissão nos dias 2 e 3 de outubro.

Contudo, a ocorrência do mosquito híbrido no meio ambiente ainda não foi discutida pela CTNBio, por se tratar de um fato científico novo para a Comissão. Portanto, a instância avaliará em sua Reunião Ordinária a necessidade de medidas de monitoramento e acompanhamento adicionais durante a realização das pesquisas, bem como quaisquer outras providências cabíveis.

Cabe reiterar, por fim, que a CTNBio é o órgão competente para a avaliação dos potenciais impactos da tecnologia e que, em caso da verificação de possíveis riscos, possui atribuições para garantir que sejam tomadas ações eficazes no controle de possíveis impactos negativos.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações está acompanhando o assunto e possui pessoal técnico destacado para monitorar e, se necessário, obter novos estudos e análises sobre o tema”.

Jaques Wagner é suspeito de receber R$ 1 milhão em esquema de caixa 2 para campanha

Fumaça de incêndio entre Rio de Contas e Livramento encobre vista da cachoeira Véu de Noiva