in

Assassinatos, arrombamentos e tiroteio: Veja como foi noite em Salvador após grupo da PM anunciar greve

Após um grupo da Polícia Militar decretar greve por tempo indeterminado, na noite da última terça-feira (8), o caos foi instaurado na capital baiana. Ações de arrombamentos, lojas saqueadas e tiroteio marcaram as ocorrências em alguns bairros.

O comando da Polícia Militar afirmou que a categoria não aderiu à greve e que o movimento tem fins políticos, por parte do autor, o deputado estadual e representante da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), Soldado Prisco.

Apesar do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) também negarem a greve,  a situação se agravou em Salvador devido ao impasse por parte de um grupo de policiais.

Confira as ações criminosas:

Cinco pessoas foram assassinadas em Salvador e Região Metropolitana entre 21h e 23h desta terça (8). Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal, onde vão passar por perícia. A identidade das vítimas não foi divulgada. O caso vai ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Liberdade
Uma loja foi arrombada na noite da última terça-feira (8), na Rua Lima e Silva, localizada próximo ao Plano Inclinado, no bairro da Liberdade. Não há informações sobre o que foi levado, nem sobre os responsáveis pela ação. De acordo com moradores do bairro, uma outra loja de sandálias, também foi alvo dos bandidos.

Calçada
Uma loja de eletrodomésticos foi arrombada durante a madrugada desta quarta (9). Vários objetos foram levados. Muitas pessoas participaram da ação, que se assemelhou a um arrastão, segundo testemunhas. A equipe de segurança da loja foi acionada e os objetos roubados foram recuperados.

Ainda no Largo da Calçada, uma agência bancária, localizada a uns 300 metros da loja que foi arrombada, também foi alvo de ações criminosas. Homens armados a bordo de uma motocicleta atiraram várias vezes contra a agência. Os criminosos não chegaram a roubar os caixas eletrônicos.

Cosme de Farias
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 31 foram detidas, na noite de terça-feira (8), após tentativa de furto contra duas lojas no bairro de Cosme de Farias. Os suspeitos arrombaram um supermercado, e ficaram presos no local, quando a polícia chegou e deteve os bandidos. Todos foram encaminhados para a Central de Flagrantes. De acordo com a SSP, o grupo era responsável pela onda de arrastões e arrombamentos.

Ainda em Cosme de Farias, um tiroteio causou pânico para os moradores da localidade. No vídeo da para ver o momento do ocorrido, quando muitas pessoas estavam na rua e começou a correria. Não há informações de feridos.

Caminho de Areia
Suspeitos em uma motocicleta atiraram várias vezes contra a porta de vidro de uma agência da Caixa Econômica Federal. Na ação, o alarme disparou. Não há informações de ataque a caixas eletrônicos.

Massaranduba
Um ônibus foi alvo de criminosos, que atiraram contra o veículo. Não há informações de feridos.

Estrada das Barreiras
Uma loja de móveis foi arrombada durante a madrugada desta quarta (9). A informação é de que, nesta mesma localidade, outras cinco lojas tenha sido assaltadas. Não há informações do que foi levado, nem sobre os envolvidos nas ações.

Avenida General San Martin
Um loja de material de construção foi arrombada na madrugada dessa quarta (9). De acordo com o dono da loja, um carro foi utilizado para forçar a porta, que ficou danificada, abrindo espaço para acessar a loja. Na ação, muitos pisos foram quebrados. Ainda não foi contabilizado o prejuízo causado.

São Caetano
Três ônibus foram utilizados para fechar as ruas do bairro, em uma localidade conhecida como ‘Formiga’. Com a ação, nenhum veículo conseguia trafegar pela região, o que causou transtorno para os moradores do bairro e para quem passava pela área.

Informações sobre arrastões e roubos em Salvador não procedem, garante SSP

Caixa paga até R$ 500 do FGTS para parte dos correntistas nesta quarta (9)