in

Integração de projetos do Sebrae em Irecê cria destinos turísticos na Chapada Diamantina

Criar destinos turísticos inteligentes é o principal objetivo da integração dos projetos de turismo, horticultura e cafeicultura na regional do Sebrae em Irecê. Um dos exemplos está na região de Mucugê, onde estão sendo implementadas duas rotas turísticas: a de Frutas Vermelhas e do Café.

O projeto, que começou no segundo semestre deste ano, já colhe os frutos da iniciativa. A convite do Sebrae Minas Gerais, o gestor do projeto, Heitor Ferrari Marback, participou da 5ª Feira de Turismo do Vale do Aço, em Ipatinga (MG), entre os dias 26 e 28 de setembro, para apresentar o case de sucesso do desenvolvimento e implantação da Rota das Frutas Vermelhas.

Ele falou especificamente sobre o Sítio Frutas Vermelhas que, além de produzir morangos, amoras pretas e framboesas, já está recebendo turistas e conseguiu direcionar toda a sua produção para venda direta aos visitantes.

Além de vender frutas “in natura”, o sítio oferece congelados, licores e geleias. O cultivo de frutas vermelhas começou após o proprietário participar de uma palestra do Sebrae e desenvolver sua identidade visual, rótulos e embalagens através de solução Sebraetec. O gestor do Sebrae falou ainda sobre o Sítio do Galera, que integra o projeto.

Parcerias

Para a criação das rotas turísticas, além da contratação de uma empresa especializada, o Sebrae tem buscado fazer parcerias com o poder público. Foi o caso da prefeitura de Mucugê, que aceitou o desafio de alavancar a economia da região integrando duas áreas de destaque: horticultura e turismo.

“Foram selecionados dois produtores de frutas vermelhas e cinco de café, na região de Mucugê, para implantar as rotas das Frutas Vermelhas e do Café. Vale reforçar que a prefeitura de Mucugê abraçou a ideia da criação dessas duas rotas por entender que são de grande importância para o desenvolvimento local”, afirma o gestor do projeto na região, Heitor Ferrari Marback.

O projeto está em fase final, de prototipagem dos produtos. As informações completas sobre o projeto, bem como as soluções oferecidas pelo Sebrae em Irecê para as micro e pequenas empresas da região podem ser obtidas na sede da entidade em Irecê, localizada na Rua Régio Emílio, 62, Praça Mário Dourado (Centro), telefone (74) 3641-3991, ou em Seabra, na Rua Horácio de Matos, 25, Salas 1 e 2, Centro, telefone (75) 3331-2368.

O Barradão voltou: Vitória vence o Oeste por 3×1 e deixa o Z4

Rio do Antônio: Professores param atividades e cobram normalização de salários