in

Rui cobra responsabilidade do governo federal em caso de manchas de óleo na Bahia

O governador Rui Costa (PT) pediu, nesta quarta-feira (16), que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) assuma responsabilidades e financie a contenção da chegada de óleo na costa da Bahia. Durante Papo Correria, o petista também anunciou que fará um encontro com prefeitos do litoral norte do estado e Salvador para unificar uma frente de trabalho para lidar com o problema ambiental. 

 

Apesar de estar atuando no caso, Rui lembrou que é de responsabilidade do governo federal cuidar dos oceanos e das costas. “Peço para que o governo federal assuma as responsabilidades, ajude e financie a contenção da chegada do óleo”, disse. 

 

Manchas de óleo com 21 quilômetros quadrados e outra de 3,3 quilômetros quadrados foram identificadas por um satélite da União Europeia se aproximando do litoral da Bahia e de Sergipe, de acordo com apuração da Folha de S. Paulo junto ao professor do curso de Oceanografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Pablo Santos.

 

A pesquisadora Olívia Oliveira, em entrevista coletiva no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), disse que óleo que resultou nas manchas encontradas em mais de 130 localidades do litoral nordestino tem origem da Venezuela . 

Arthur Caíke celebra gol do triunfo do Bahia: ‘Pude ser frio’

Trabalhadores são resgatados em situação análoga à de escravo em Ilhéus