in

Sarampo: um terço da população com menos de 50 anos não se vacinou

Um terço da população baiana com menos de 50 anos não está imunizada contra o sarampo. De acordo com informações da Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até setembro, a cobertura vacinal na Bahia contra a doença nessa faixa etária era de 66%. Ou seja, 34% do público que te direito a se vacinar na rede pública não estava imunizado.

Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, é a primeira cidade no estado a registrar um surto da doença, com sete casos já confirmados: seis dos que contraíram a doença não eram vacinados e um não completou o ciclo de vacinação – duas doses. A campanha nacional de vacinação começa na segunda (7).

“A meta é vacinar 95% para garantir uma imunidade coletiva eficaz. Se eu vacinar 95%, até o indivíduo que não tomou a vacina fica protegido pela imunidade de grupo, porque quem tomou a vacina protege os outros”, explica o responsável pela Coordenação de Imunização da Sesab, Ramon Saavedra.

O último boletim da Sesab aponta 467 casos da doença notificados na Bahia em 2019 – 254 descartados, 204 em investigação e nove casos confirmados, sendo sete em Santo Amaro, um em Jacobina e um em Salvador, importado da Espanha. Houve outros três casos de pacientes de São Paulo e Minas Gerais que passaram pela Bahia.

Campanha
A Bahia recebeu 286 mil doses da tríplice viral, que protege contra caxumba, rubéola e sarampo. A campanha de vacinação acontecerá em duas etapas: a primeira tem como alvo crianças não vacinadas de seis meses até 5 anos – o Dia D será 19 de outubro. Depois será a vez de vacinar a população de 20 a 29 anos, entre os dias 18 e 30 de novembro, com Dia D em 29 de novembro.

De acordo com dados de 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE), a Bahia tem 1,2 milhão de crianças de zero e cinco anos. Já os jovens entre 20 e 29 anos somam 2,1 milhões pessoas no estado, segundo a Pnad Contínua, de 2018. Os baianos nos grupos de risco passam dos 3,3 milhões.

A escolha dessas duas faixas etárias não foi por acaso. É que nelas há uma maior incidência de casos. Ainda assim, qualquer pessoa tem direito à vacinação, basta se dirigir a um posto de saúde.

“A distribuição das vacinas já foi iniciada desde segunda da semana passada. A vacinação já chegou em todos os 417 municípios baianos”, informou Ramon Saavedra. Segundo ele, há mais de 3,5 mil pontos de vacinação em todo o estado. A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) informa que, como se trata de uma vacina de rotina, ela está disponível em todos os 129 postos da rede municipal. Qualquer pessoa pode tomar a vacina, exceto gestantes ou quem tem alergia grave a algum componente da vacina.

Policiais civis e peritos receberão de R$ 371 a R$ 2,4 mil por redução de mortes na Bahia

Pedro Alexandre: MP-BA abre inquérito para apurar rompimento de Barragem do Quati