in

Arte diminui ansiedade de estudantes às vésperas do Enem

Neste domingo, 8, acontece o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando serão aplicadas 90 questões nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática. Para tentar reduzir a ansiedade dos estudantes antes da prova, uma escola da capital está investido em aulas de arte e pintura como uma alternativa para acalmar os ânimos.

A professora de artes, Monique Pestana, ressalta a importância da arte como forma de expandir os horizontes e assim, possibilitar uma leitura ampla do mundo. A professora se diz confiante em relação ao fato da arte ajudar os alunos amanhã, já que o resultado do domingo passado, segunda ela, foi positivo.

“Tivemos um feedback muito bom na prova de linguagens e humanas por que tudo que trabalhamos, em alguma medida, acaba sendo relacionado na prova. Os alunos produzem as pinturas de acordo com os temas estudados e na hora de pintar acabam relaxando e esquecendo, que se trata de um conteúdo denso”, explica a educadora.

A proposta agradou aos alunos que estão no último ano do colégio e pretendem, com a nota do Enem, ingressar na faculdade. Para Caroline Macieira, 18 anos, pintar foi uma forma de controlar sua ansiedade “A proposta da professora foi tirar a gente da sala de aula para que conseguíssemos relaxar. Para mim, arte tem muito a ver com o pensamento crítico. Me ajudou muito a relaxar para fazer a prova. Fico muito ansiosa, pintar me fez esquecer a prova”, disse.

“É como se a gente, nestes 100 minutos da aula de artes, deixasse de lado todo o estresse e da ansiedade”, contou Bruno Martins, de 18 anos que sonha em cursar direito.

Tempo reduzido

O concorrente terá 5 horas para fazer a prova, trinta minutos a menos do que no domingo passado, quando foram feitas as provas de linguagens e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. O tema da redação feita do domingo passado foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Só será permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta e produzida em material transparente.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova, que tem início às 13h30 terminará impreterivelmente às 18h30. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 367 pessoas em todo Brasil foram eliminadas do exame por não cumprirem as regras do edital.

De acordo com o Inep, quem não conseguiu comparecer no domingo passada para aplicação da prova poderá realizar as provas amanhã como forma de autoavaliação. “Nesses casos, o boletim de desempenho individual apresentará apenas as notas das provas realizadas. No dia 10 de novembro, serão avaliados os conhecimentos de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias”, informou o instituto.

A Tarde

Mancha de óleo chega ao Sudeste e já afeta 10 Estados

Criança de 4 anos tem tumor retirado em cirurgia com auxílio de robô, em Salvador