in

Bahia já registrou 96 mortes por asma este ano

Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), este ano, foram registrados 96 óbitos pela doença no estado. Enquanto, em todo o ano passado, o órgão registrou 168 mortes. Quanto as internações, de janeiro até agora, foram contabilizadas 5.261 pacientes que precisaram ficar mais tempo nos hospitais. Dados do ano anterior, mostram que esse número chegou a 12.267 pessoas internadas com asma.

O Ministério da saúde alerta que, as principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. “Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas”.

O Ministério explica que, vários fatores ambientais e genéticos podem gerar ou agravar a asma. Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais. “Para os fatores genéticos, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade, tendo em vista que pessoas com sobrepeso têm mais facilidade de desencadear processos inflamatórios, como a asma”, ressalta.

A doença pode ser controlada e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta o tratamento. Para isso, a orientação é que o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá, o profissional de saúde terá todas as orientações relacionadas ao tratamento e à prevenção de crises, o que inclui entender os sintomas e sinais de agravamento da doença.

SINTOMAS E CUIDADOS

A asma não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo. Por isso é fundamental fazer acompanhamento médico correto e constante, a maioria das pessoas com asma pode levar uma vida absolutamente normal.

Segundo especialistas, em casos extremos e raríssimosa asma pode matar. Quando a crise está muito intensa e não é feito o tratamento correto, a asma pode levar à morte. Se a pessoa tiver alguma outra complicação clínica (problema de saúde), o corpo pode ficar ainda mais debilitado.

A asma tem sintomas bem característicos, mas alguns deles podem ser confundidos com os de outras doenças. Para um diagnóstico adequado ou seguro, o ideal é procurar um profissional de saúde assim que sentir qualquer desconforto.Os principais sintomas são:Tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico e ansiedade.

A doença pode desencadear uma série de processos que podem resultar em complicações, algumas graves.As principais complicações da asma são:Capacidade reduzida de se exercitar ou fazer outras atividades, insônia, alterações permanentes no funcionamento dos pulmões, tosse persistente, dificuldade para respirar, a tal ponto que precise de ajuda (ventilação), hospitalização e internação por ataques severos de asma, efeitos colaterais de medicações usadas para controlar a asma e a morte.

É possível prevenir a asma ou a inflamação dos brônquios. Contudo, o paciente deve saber algumas medidas simples: Mantenha o ambiente limpo, evite acúmulo de sujeira ou poeira, tome sol, vitamina A D está relacionada a uma série de doenças do aparelho imunológico, como a asma, evite cheiros fortes, tome a vacina da gripe, não fume, se agasalhe, principalmente na época de frio, pratique atividades físicas regularmente, tenha alimentação saudável, beba bastante líquido (água) e mantenha o peso ideal.

Chapada: Governo informa que bombeiros e brigadistas seguem combates aos focos de Rio de Contas e Bonito

Caderno de prova ‘gigante’ do Enem surpreende aluna com baixa visão