in

Irã assume autoria de atentado a base com tropas americanas no Iraque

Uma base aérea de Ain al Assad, no oeste do Iraque, onde estavam estacionadas tropas dos Estados Unidos, foi atacada por mísseis na noite desta terça-feira (7). Segundo informou uma autoridade local à rede de TV BBC, ainda não se sabe se houve vítimas. Há ainda relatos de uma explosão em Erbil, na região curda no Iraque.

A autoria do ataque foi assumida pela Guarda Revolucionária do Irã. Esse seria o início de uma operação de vingança pelo general Qassem Soleimani, morto na semana passada em um ataque de drone ordenado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham disse que o presidente americano já foi informado dos ataques. “Estamos cientes dos relatos de ataques às instalações dos EUA no Iraque. O presidente foi informado e está monitorando a situação de perto e consultando sua equipe de segurança nacional”, disse em relato reproduzido pela rede americana CNN.

A base aérea de Ain Al-Assad fica no oeste do Iraque, na província de Anbar. Começou a ser usada pelas forças americanas depois da invasão do Iraque pelos EUA em 2003, que derrubou Saddam Hussein.

As tropas americanas também ficaram lá durante o combate contra o Estado Islâmico.

Auditoria identifica pagamento de BPC para família com renda mensal de R$ 24 mil por pessoa

Campanha contra câncer de pele é estendida até o fim do verão