in

MPF recomenda que o MEC suspenda as inscrições do Sisu 2020

O Ministério Público Federal enviou na última quarta-feira (22) uma recomendação ao governo federal para que as inscrições do Sisu 2020 sejam suspensas e que o cronograma seja alterado. A nota do MPF justificou o pedido de suspensão do Sisu como uma maneira de garantir que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tenha tempo de conferir os gabaritos de todos os candidatos do Enem, depois do erro na correção que afetou mais de 6 mil candidatos.

O documento foi assinado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em Minas Gerais, pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e também pelo Grupo de Trabalho da PFDC sobre Educação em Direitos Humanos. Depois, foi encaminhado ao ministro da Educação, ao secretário de Educação Superior do MEC e ao Inep.

Mesmo que o Ministério da Educação (MEC) não seja obrigado a cumprir a recomendação, o MPF afirma que o acatamento da recomendação seja feito em até 24 horas e que, caso não seja cumprido, adotará providências administrativas e judiciais cabíveis.

Não foi a primeira vez que o MEC foi acionado diretamente na Justiça por causa do Enem 2019. A Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU), levantou quatro ações referentes ao exame ajuizadas desde 17 de janeiro em Goiás, no Distrito Federal e no Maranhão. Entre elas, o pedido de prorrogação do prazo do Sisu e da revisão das notas do Enem.

Donos de escola particular são acusados de aplicar golpe em Barra da Choça, sudoeste da BA

Inmet emite alerta de chuvas intensas em todo estado da Bahia