in

Pichações na região de ponto turístico em Morro do Chapéu indignam internautas

Pichações em ponto turístico do município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, indignaram internautas nos últimos dias. Em rede social, as imagens foram divulgadas pelo doutor em geologia, Ricardo Pereira Fraga. As fotos mostram o letreiro ‘Valéria Jacobina 2019’ próxima da Gruta dos Brejões. Ele alerta que a ação é crime previsto e detalha a lei de crimes ambientais (nº 9.605 de fevereiro de 1998). Ricardo Pereira é professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e criador do projeto Geoparque Serra do Sincorá

“Vamos compartilhar e encontrar a Valéria de Jacobina, para ensinar para ela que esse ato é feio, mal educado e até mesmo criminoso”, aponta Fraga. A lei aponta que “alterar o aspecto ou estrutura de edificação ou local especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial, em razão de seu valor paisagístico, ecológico, turístico, artístico, histórico, cultural, religioso, arqueológico, etnográfico ou monumental, sem autorização da autoridade competente ou em desacordo com a concedida pena de reclusão de um a três anos, e multa”.

O  geólogo, Wolflan Pimentel, que trabalha com geoconservação na Chapada Diamantina, reforça a importância de se preservar a natureza e critica a pichação. “[Ricardo] descobriu [as pichações] na última semana, quando esteve na região realizando mapeamento geológico. Nós da área de geoconservação vemos muitos desses atos de vandalismo e nada é feito, precisamos unir forças em prol do meio ambiente e conscientizar a população do que é certo e errado a se fazer”.

Itamaraty busca família brasileira com suspeita de coronavírus

Kobe Bryant reverenciou Oscar Schmidt e criou apelido para o brasileiro