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Bahia deve movimentar R$ 1,36 bilhão no Carnaval

Carnaval começa amanhã, 20, e já deixa os setores do comércio e turismo otimistas. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Bahia vai movimentar R$ 1,36 bi durante todo o período, perdendo apenas para São Paulo, com R$ 2.68 bi e Rio de Janeiro com R$ 1,94bi. Os dois estados do sudeste juntos são responsáveis por mais da metade da movimentação financeira no período.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), fala que de modo geral, o setor de alimentação deverá proporcionar cerca de 70% das oportunidades de emprego durante o evento.

“Este ano, o comércio está com a expectativa positiva e as vendas para este segmento prometem alcançar o maior volume de receitas desde 2015. A estimativa é de que, neste ano, a festa movimente R$ 8 bilhões na economia do país, um aumento de R$ 80 milhões em relação ao ano passado”, explica o presidente da FBHA.

A entidade sindical ainda avalia a possibilidade de ocorrer à contratação de 25,4 mil trabalhadores temporários para este período, sendo considerados 2,8% a mais do que em 2019. “O Carnaval é de extrema relevância por fortalecer a nossa economia com a movimentação dos turistas em diferentes regiões do país. Esta época costuma auxiliar na geração de empregos e também de rendas”, ressalta Alexandre Sampaio.

Comerciantes da Rua Sabino Silva, nas proximidades do circuito Barra-Ondina, disseram que o movimento já ganha uma melhora significativa no começo do verão. “Quando se aproxima das festas de final de ano, Salvador já percebe uma mudança no que diz respeito ao público. Muitos turistas já chegam à cidade, fazendo uma mudança no cenário”, destacou Adriana Silva, que trabalha em uma padaria da região.

A equipe de um restaurante famoso na região, falou que não fez novas contratações para este ano de carnaval, porém, ela explicou que os funcionários irão trabalhar em sistema de escala. “Iremos abrir para almoço e vamos levar direto até as 3hs da manhã. As opções de comida são das mais variadas. Aqui o cliente tem conforto e qualidade”, frisou.

CRIATIVIDADE

O carnaval é ainda uma das melhores épocas para quem quer ganhar dinheiro extra com a produção ou a customização de roupas, especialmente os abadás – que são como “uniformes” dos foliões. As pequenas costureiras até mesmo as grandes fabricas conseguem lucrar com isso.

A costureira Anita da Luz fala que os pedidos aparecem desde cedo, a fim de que o folião tenha uma roupa exclusiva e com a sua cara. “Além de tudo, isso mantém a flexibilidade de trabalhar de casa e em horários diversificados. Há ainda blocos de ruas que apostam nessa idéia e a produção pode ser em grande escala”, lembra a costureira.

Carnaval baiano sem glitter é o mesmo que não ter festa. E o comércio deste segmento pretende expandir a sua atuação justamente para aproveitar o período de crescimento natural nas vendas do produto. A comerciante Luciana Pereira que tem uma loja de produtos carnavalescos, contou que não vai deixar a oportunidade passar.

Estou lançando vendas online e aposta no e-commerce para conquistar o mercado para além da capital baiana. “Vamos ampliar a nacionalização, já que as vendas hoje são concentradas em Salvador. A idéia é ter o mercado ampliado de forma exponencial e, quando tem o e-commerce, consegue abranger um público muito maior”, explica a comerciante que tem boas expectativas com as vendas online.

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