in

Ex-presidente do Fundeb diz que tem que ‘medir para não aplicar desigualdade’ em PEC

Presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) até o final de 2018, Silvio Pinheiro, acredita que a aprovação da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que trata do fundo, é importantíssima. “A discussão do modelo, seja o modelo novo ou antigo, com alguns ajuste, afinal, tem 20 anos [de sua criação]. Mas o Fundeb é indispensável para a educação do país, sobretudo, para os estados do Nordeste, pois se ele não existir não existe educação nesses lugares. Boa parte dos municípios, custeiam sua educação a partir do Fundeb”, afirmou Pinheiro ao Bahia Notícias.

 

A minuta seria apresentada na última terça-feira (18) na comissão especial que trata do tema , porém um pedido de vista coletivo adiou para março a votação do relatório de deputada Professora Dorinha (DEM-TO) na comissão especial que analisa a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15.

 

Para Pinheiro, seria um avanço importante o incremento no percentual de colaboração da União, porém ele alertou para a medida que atrela o envio da verba conforme os melhores resultados. “Uma parcela com certeza, mas você não pode avaliar isso como parâmetro, pois a educação você tem um déficit muito grande nos estados e municípios e no curto prazo se você vincular só a essa nota você pode ampliar essa diferença dos estados mais ricos e cidades mais ricas para aquelas que tem menos recursos. O ideal é um misto, entre onde você tem mais carência, os estados que arrecadam menos você tem uma parcela menor e a cada ano você faz um ajuste”, analisou.

 

Como formato ideal, além de incrementar o investimento na educação, Pinheiro acredita que o melhor formato é alinhar o grau de investimento em todos os critérios. “O resultado é importante, mas quem tiver mais demandas, aqueles estados e municípios carentes tem que ter uma parcela importante”, finalizou.

Funcionários do Hospital Regional em Seabra reclamam de novo de salários atrasados

Governo abre 10 mil vagas para monitores do programa Mais Estudo