in

Hospital Geral de Itaberaba realiza primeira cirurgia ortopédica após instalação de arco cirúrgico

O Hospital Geral de Itaberaba (HGI), município portal de entrada da Chapada Diamantina, realizou a primeira cirurgia ortopédica após instalação do arco cirúrgico. A intervenção ocorreu na última segunda-feira (3) e o anúncio foi feito nas redes pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP). “Valeu muito a pena a espera e o empenho. Nosso arco cirúrgico é realidade na sala de cirurgia do HGI. Hoje, realizamos a primeira cirurgia ortopédica com a utilização do arco, um aparelho de alta precisão que faz toda a diferença nesses procedimentos”, diz o prefeito em postagem.

“Para nós é mais uma promessa cumprida, uma felicidade enorme ver esse equipamento funcionando e nosso povo atendido”, finaliza o jovem gestor. O arco cirúrgico é um equipamento de raio-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais. São normalmente utilizados em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vascular, neurocirurgia, gastro e hemodinâmica e implantes de marca passos entre outros procedimentos.

A importância da utilização desse tipo de equipamento se dá pelo fato do HGI ser uma unidade de saúde estratégica para o município e para toda a região, já que ele atende a população não só de Itaberaba, mas também de mais de 14 municípios vizinhos. A unidade de saúde passou recentemente por reforma e requalificação em mais um investimento da gestão na saúde.

A administração de Ricardo tem feito esforço para melhorar ainda mais a área da saúde, realizando ações importantes em benefício da população. Como as obras da Policlínica Regional, cirurgias ortopédicas, por vídeo e de catarata, o novo Posto de Saúde da Família do Batalhão, e o novo ônibus para tratamento fora do domicílio.

Também teve a implantação do Grupamento de Resposta à Emergência e Resgate (Grer), e a maior delas que é a reforma do Hospital Regional de Itaberaba (HRI). Essa unidade ficou 12 anos fechada e está sendo totalmente reformada para beneficiar Itaberaba e a Chapada Diamantina. O hospital será referência em urgência e emergência com 10 leitos de unidade de terapia intensiva.

TCM rejeita as contas de 2018 de Cruz das Almas, Itambé, Valente, Guaratinga e Arataca

Crescimento de 603% nos casos prováveis de dengue; nas cidades de: Salvador; S. A. de Jesus; C. das Almas; Feira, dentre outras