in

Não há necessidade de pânico com o Coronavírus, explica Infectologista

A confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil  não cria a necessidade de pânico no país, reiterou o médico infectologista Claudilson Bastos .

O médico lembrou que o novo vírus é uma doença autolimitada, que pode ser evitada tomando os devidos cuidados, e leva ao risco de morte apenas em casos em que o infectado apresenta outros problemas de saúde ou imunidade baixa. “O novo coronavírus é uma doença autolimitada, ou seja, tem início meio e fim dentro do organismo. Problemas respiratórios e cardíacos são fatores de risco que podem levar a doença pelo novo coronavírus à pneumonia”, explicou. 

 

“Não há necessidade de pânico. Como no caso do H1N1, as pessoas já sabem que cuidados tomar e o que fazer para evitar complicações com a doença”, disse. O médico recomendou a higienização constante, com auxílio de álcool em gel, e uma manutenção de boa alimentação para evitar o contágio. “Não existe necessidade para máscaras no dia-à-dia. O uso de máscara é recomendado para viagens internacionais ou lugares de grande circulação, como o aeroporto internacional de Guarulhos (SP)”, explicou o médico. 

 

A indicação do Ministério da Saúde é manter prevenções básicas de higiene (como lavar as mãos com frequência) e, em caso de sintomas de gripe após viagem, procurar uma unidade de saúde.

BahiaNoticias

Valdir Espinosa morre aos 72 anos no Rio de Janeiro

Detran-BA autuou 273 na Lei Seca e recolheu 244 CNH durante o Carnaval