in

Oposição na Câmara de Vereadores consegue maioria e reprova antecipação de feriados em Jequié

A Câmara de Vereadores de Jequié rejeitou a antecipação de feriados no município. O Projeto de Lei do Executivo Municipal pretendia alterar as datas dos feriados de Santo Antônio (13 de junho) e Dia do Evangélico (20 de agosto), antecipando-os para os dias 27 e 28. O objetivo da gestão era seguir as recomendações do governador Rui Costa para reduzir a disseminação do coronavírus e aumentar o isolamento social.

Jequié já acumula 296 casos da doença e sete mortes causadas pela Covid-19. No entanto, os vereadores de oposição ao prefeito Sérgio da Gameleira (PSB) decidiram barrar a proposta. Foram nove votos contrários ao PL e oito a favor. As informações são do Blog Marcos Frahm.

Durante a sessão extraordinária convocada para esta terça-feira, o líder do governo municipal, vereador José Simões de Carvalho, lembrou da união entre o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para tentar de achatar a curva do vírus.

“A união de dois adversários políticos, ambos optando pela antecipação dos feriados estaduais e municipais para enfrentar o coronavírus. Ora, se o vereador Gilvan disse que nós somos a quinta cidade com o maior índice de casos de coronavírus da Bahia, essa Câmara, eu acho, não vai querer ter a responsabilidade de se manifestar de forma contrária, quando nós temos um índice assustador”, argumentou Carvalho antes da votação.

Para justificar o voto contrário à antecipação, Soldado Gilvan, membro da oposição, criticou as ações da prefeitura no enfrentamento ao coronavírus, como a ausência de barreiras sanitárias, e a ‘falta de compromisso com a saúde da população’.

Empresa ganha na Justiça direito de manter ônibus em circulação na Bahia

Oito das 10 cidades do interior com mais casos de Covid têm registros superiores aos da Sesab