in

Perda total ou parcial de renda já atinge 40% dos brasileiros, aponta pesquisa

A perda total ou parcial da renda mensal já atingiu 40% dos brasileiros, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendada ao Instituto FSB Pesquisa. Do total que vai sentir um baque no bolso, 23% afirmam já terem ficado totalmente sem salário e 17% apontam terem tido alguma redução na renda.

Uma alternativa do governo federal para manter os postos de trabalho durante a pandemia é o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que permite a redução proporcional de jornada e salário após acordo entre empregador e trabalhador, pelo período de três meses. A estimativa é de que 24,5 milhões de trabalhadores sejam atingidos pelos acordos.

O levantamento da CNI apontou ainda que 77% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho têm medo de perder o emprego e, para 88% dos entrevistados, o impacto da pandemia da Covid-19 na economia brasileira é grande.

Com as dificuldades no mercado de trabalho, o endividamento atinge mais da metade da população, 53%, segundo o levantamento. O porcentual é a soma dos 38% que já estavam endividados antes da pandemia e os 15% que contraíram dívida nos últimos 40 dias. Entre os que têm dívida, 40% afirmam estar com algum pagamento em atraso, sendo que 57% destes passou a atrasar suas parcelas nos últimos 40 dias.

Grupo de Trabalho criado pelo TSE reafirma que é possível realizar eleições municipais este ano

Amargosa: Prefeito pede prisão de homem que descumpriu isolamento social