in

Planserv adota medidas para ampliar atendimento aos beneficiários com Covid-19

A recente contratação da Clínica Santa Helena pelo Planserv é uma das ações que a assistência vem adotando para ampliar o atendimento aos beneficiários durante a pandemia da Covid-19. Já estão disponíveis nessa unidade os leitos de internamento em unidade aberta e UTI para os beneficiários com diagnóstico da doença. Outras unidades estão em processo de contratação, em conformidade com a lei federal Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus.

Em sua rede credenciada, o Planserv disponibiliza o atendimento aos pacientes nas seguintes unidades: Hospital Salvador, Hospital da Bahia, Hospital Agenor Paiva, Hospital Cidade, Hospital Evangélico, Hospital Prohope, Hospital Santa Izabel, Hospital Português e Hospital Santa Helena  – Camaçari (Emergência Adulto);  Hospital Agenor Paiva,  Hospital da Cidade, Hospital Santa Izabel e Sokids (Emergência Pediátrica).

A respeito dos testes para a doença, o atendimento aos beneficiários com suspeita de Coronavírus está garantido na rede credenciada. A indicação para realização do exame é feita conforme as diretrizes do Ministério da Saúde no ato do atendimento, mediante justificativa técnica pela equipe de saúde.

“Nossa equipe está trabalhando continuamente para viabilizar serviços que possam garantir o suporte médico necessário aos pacientes com diagnóstico da Covid-19”, afirma a coordenadora geral do Planserv, Socorro Brito.

Além das novas contratações, o Planserv tem intensificado a Teleorientação, através da linha telefônica (071) 3402-3702,  pela qual os beneficiários recebem orientação sobre a importância do distanciamento social – fundamental para diminuir o impacto da contaminação comunitária -, do uso de máscaras e de como proceder diante da apresentação dos sintomas característicos da Covid-19, como febre acima de 37,8º, tosse persistente, espirros e dificuldade respiratória. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Até o dia 22 último, foram recebidas 2.790 ligações.

Também foram ampliados canais por e-mail para recepcionar demandas de registros de manifestação que eram feitos nos Postos SAC, como: reembolso, co-participação, biometria, restituição, pendências de documentos e outros. Foram recepcionadas 911 solicitações desde o início da quarentena.

“Através do nosso site (www.planserv.ba.gov.br) e do aplicativo do plano (download nas lojas dos sistemas Android e IOS), também disponibilizamos informações importantes sobre como lidar com o isolamento social, além de dicas de saúde, física e mental, e alimentação para facilitar a vida dos beneficiários em sua rotina”, completa a coordenadora.

Coronavírus perde força na Bahia e em mais três estados, mostra estudo

TJ-BA dá 15 dias para Estado marcar cirurgia neurológica de moradora Mulungu do Morro