in

Morro do Chapéu: Em meio à pandemia, feirantes se organizam e se beneficiam com realização da feira na comunidade

Impossibilitados de comercializar seus produtos devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, pequenos agricultores da região do sertão de Morro do Chapéu encontraram na criatividade e no empreendedorismo uma forma de “driblar” as barreiras sem desobedecer as recomendações sanitárias preservando suas raízes e mantendo todas as precauções contra a propagação da doença mesmo sem incentivo ou auxilio do poder público municipal.

A iniciativa resultou na criação de um projeto de feira comunitária organizado pelos moradores de Ouricuri II, iniciado no último domingo, 12, beneficiando comunidades próximas como as de Queimada Nova, Velame, Lagoa do Cazuza, Malhada da Areia, Ouricuri I e II escoando a produção local e conseguir uma renda extra em meio a tantas dificuldades.

Entusiasta da iniciativa Tarcísio Bento, que é agricultor, falou sobre o sucesso do projeto da feira na comunidade. Segundo ele, o dinheiro agora circula na própria comunidade e promoveu até mesmo a geração de empregos. Laisia Maria é funcionária pública, também presidente da associação de Ouricuri II, disse que a realização da feirinha era um anseio da população: “estávamos com dificuldade de escoar nossos produtos em várias cidades” afirmou.

Laísia, no entanto ressalta que, no momento somente os produtores locais podem comercializar seus produtos, mas que, todas as medidas preventivas estão sendo tomadas, como a disponibilização do álcool em gel em cada barraca, além do uso de máscara e o respeito ao distanciamento entre elas.

Esperando a ampliação da iniciativa, Marcelo da Silva, agricultor, diz que a feira trouxe muitos benefícios: “vamos continuar, com fé em Deus. Os produtos, os produtores e os consumidores são todos da região”. Que assim seja!

Brilhante FM

Ouça reportagem realizada com moradores da comunidade:

Taxa cai levemente, mas Brasil ainda tem 11 milhões de analfabetos

Bahia tem maior taxa de analfabetismo do país em 2019, aponta IBGE