in

Novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19 são implantados no Hospital do Oeste, em Barreiras

Dez novos leitos de UTI para Covid-19 serão entregues nesta quinta-feira (23), no Hospital do Oeste, localizado em Barreiras. A informação é do governo do estado.

Ao todo, a unidade disponibiliza 60 leitos para atendimento de pacientes infectados pela doença em toda a região.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, informou que ainda neste segundo semestre serão implantados mais 20 leitos no hospital. O secretário explicou que, com esses novos leitos, será possível colocar em operação os serviços fundamentais da unidade de saúde, como cardiologia, tratamento de câncer e cirurgia-geral.

Segundo Vilas-Boas, o centro de oncologia do hospital está previsto para ficar pronto no primeiro semestre de 2021, junto com uma UTI Neonatal e um Centro de Parto Normal [CPN].

Ainda de acordo com o governo do estado, para o enfrentamento ao novo coronavírus no oeste baiano, o Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, foi transformado em uma unidade responsável pela triagem e acolhimento de pacientes com casos leves.

No local são nove leitos, dois respiradores, dois monitores, dois carrinhos de emergência com funcionamento 24 horas, com uma equipe composta por cerca de 30 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistente social e técnicos em enfermagem e radiologia. Os casos mais graves devem ser transferidos para o Hospital do Oeste.

Também foi montado um centro de triagem em Santa Maria da Vitória para ser referência nos municípios vizinhos. Em Bom Jesus da Lapa, as obras de ampliação do Hospital Carmela Dutra estão nos estágios finais. A unidade irá oferecer 30 leitos de UTI, sendo 20 para atendimento de adultos e 10 pediátricos.

De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura de Barreiras, na noite de quarta-feira (22), a cidade registrou 1.042 casos de Covid-19, com 499 recuperados e 15 óbitos.

Rui Costa sanciona lei que torna educador Anísio Teixeira patrono da Educação na Bahia

Governador Rui Costa diz que terceira parcela do vale-alimentação para estudantes será depositada na próxima semana