in

TCM entra com representação no MP contra Drº Sérgio Passos, prefeito de saúde

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (28/07), realizada por meio eletrônico, julgou procedente termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Saúde, Sérgio Luiz da Silva Passos, em razão da sua omissão quanto ao cumprimento de decisão que determinou a exoneração de agentes políticos nomeados ilegalmente no exercício de 2017. O relator do processo, conselheiro substituto Cláudio Ventin, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor.

Os conselheiros do TCM aprovaram ainda a aplicação de uma multa no valor de R$6 mil. Foi constatada, em processo anterior, a prática de nepotismo em decorrência das nomeações de Ricarte da Silva Passos (irmão do prefeito), Maria Aparecida dos Santos Martins (mulher do prefeito) e Luciano Passos Pereira (sobrinho do prefeito) para exercício dos cargos de secretários municipais, nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, de Ação e Desenvolvimento Social e de Infraestrutura e Serviços Públicos, respectivamente.

Ocorre que, aproximadamente quatro meses após sua notificação, o prefeito não havia cumprido as determinações do TCM. E, quando da lavratura deste termo de ocorrência, demonstrou o cumprimento apenas parcial da deliberação anterior com a exoneração – fora do prazo estabelecido – de apenas um dos três cargos ocupados ilegalmente, não se manifestando sobre os demais. Para o conselheiro relator Cláudio Ventin, restou caracterizado o descumprimento do gestor frente a determinação desta Corte de Contas no sentido da exoneração dos servidores em posição de ilegalidade, pois mesmo quando exonerou um dos três servidores – seu sobrinho Luciano Passos Pereira – também desobedeceu ao prazo estipulado.

Cabe recurso da decisão.

TCM

Bolsonaro veta projeto que previa pagamento de duas cotas por vez do auxílio emergencial

Fachin autoriza saída de Geddel de prisão domiciliar para exame no Hospital da Bahia