in

Bahia vai testar vacina russa com 500 pacientes em um mês

Após assinar nesta terça (8) um acordo de confidencialidade para ter acesso a dados científicos da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia contra a Covid-19, a Bahia deve iniciar testes com 500 pacientes em até um mês.

Segundo Fábio Vilas-Boas, titular da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em entrevista na manhã desta quarta-feira, durante entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirajá, antes de ser iniciada a fase de comprovação de eficácia das doses, o protocolo russo de vacinação vai ser submetido a análise do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Couto Maia e, na sequência, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, em Brasília.

“Assumimos o acordo de confidencialidade, que é um documento que a gente se compromete a receber informações sigilosas deles e, a partir disso, decidirmos se queremos dar segmento no projeto. Muito cedo para dizer quem serão os primeiros a receber a vacina, porque não temos dados do protocolo, mas acredito que não vai ser diferente do que acontece com a vacina da gripe, com pessoas acima de 60 anos e com comorbidade”, explicou.

Caso seja comprovada a eficácia, o estado será responsável por comercializar as vacinas em território nacional por meio da Bahiafarma.

BNews

Advogado baiano entra na mira da PF por suspeita de participação em desvio de R$ 151 milhões

Câmara de Conquista vota nesta quarta pedido de impeachment do prefeito Herzem Gusmão