in

Plenário do TSE bate o martelo e Luizinho Sobral é pré-candidato a prefeito de Irecê

Em sessão realizada nesta terça-feira (1º), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu parecer sobre a consulta feita a respeito de candidatos que estavam inelegíveis em 7 de outubro. De forma bem clara, a maioria do pleno, por 5 votos a 2, garantiu que o prazo de inelegibilidade decorrente da condenação por abuso do poder econômico ou político finda no dia de igual número no oitavo ano seguinte. Ou seja, a penalidade que Sobral respondia encerra-se, de acordo com decisão final do TSE, no dia 7 de outubro deste ano, 8 anos após a eleição de 7 de outubro de 2012.

 

Em seu pronunciamento o presidente do TSE, Ministro Luiz Roberto Barroso foi enfático quando falou sobre o tema. “O prazo de inelegibilidade por abuso de poder econômico tem início no dia da eleição em que este se verificou e finda no dia igual número do oitavo ano seguinte. Essa fórmula é inequívoca. Eu respondo negativamente a consulta à vista da jurisprudência cristalizada em 3 súmulas desse Tribunal Eleitoral. Proclamo o resultado. Por maioria a Corte respondeu a consulta. Essa é a proclamação.”.

 

Com a votação do TSE encerra-se por definitivo qualquer dúvida sobre elegibilidade do ex-prefeito Luizinho Sobral, que estava inelegível por uso indevido dos meios de comunicação, nas eleições de 2012. O mesmo sendo escolhido em convenção pelo partido poderá disputar a eleição em 15 de novembro em pleno gozo dos seus direitos políticos.

Rui libera shows e cultos para até 100 pessoas no estado; decisão final cabe a prefeituras

Governo Federal anuncia repasses de R$ 160 milhões para asilos