in

BN/ Séculus: Vice-prefeita de Morro do Chapéu é favorita a vencer eleição

A vice-prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PL), é favorita a vencer a eleição municipal na cidade. Isso é o que mostram os dois cenários analisados pelo instituto Séculus Análise e Pesquisa, sob encomenda do Bahia Notícias, no último fim de semana. O levantamento foi divulgado na manhã desta quarta-feira (21).

Na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos no pleito é indicado, Juliana aparece com 48,07% das intenções de voto. Atrás dela, está Drº. Cláudio (PSL), preferido por 34,12% dos eleitores, seguido de Pró Sheila (PT), que é opção de 7,56% dos entrevistados. Outros 6,22% ainda não sabem em quem votar, 2,52% não pretendem votar em nenhum dos candidatos e 1,51% não opinou.

No cenário espontâneo, quando os entrevistados citam o nome que lhes vêm à cabeça, sem indicação prévia, o resultado não foi muito diferente. Quase metade deles, 47,06%, disse que votaria na vice-prefeita Juliana Araújo e 31,26% apontaram Drº. Cláudio como candidato. Outros 5,04% afirmaram que votariam na Pró Sheila e 0,50% escolheria Eliomar, que não é candidato. 

 

Entre os demais, 6,72% não votariam em ninguém, 7,39% não saberiam em quem votar e 2,02% não responderam à questão. A candidata Antonia Souto, do Patriota, não pontuou em nenhum dos cenários.

 

Outra pergunta recorrente durante o período eleitoral aborda o índice de rejeição dos candidatos no pleito. O questionário mostrou Drº Cláudio como o postulante mais rejeitado, citado por 28,40% dos entrevistados como o candidato que eles não votariam de jeito nenhum. No entanto, ao considerar a margem de erro, que é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, ele empata tecnicamente com Pró Sheila (25,88%) e Juliana (23,53%). Neste quesito, 11,93% dos entrevistados não sabem quem rejeitam, 6,05% não rejeitam nenhum dos três e 4,20% não opinaram sobre a questão.

Esses números foram extraídos com base em 595 entrevistas, realizadas na sexta (16) e sábado (17). O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro, de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-07468/2020.

 

AVALIAÇÃO DA GESTÃO

Embora Juliana apareça como preferência para os eleitores da cidade, a atual gestão é reprovada pela maioria dos morrenses. Para 38,66%, o governo do prefeito Leonardo Dourado é péssimo e 25,21% avaliam como ruim, somando 63,87% de avaliação negativa. No final de maio, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) chegou a pedir o afastamento de Dourado por desvio de recursos destinados para compra de combustível.

No meio termo, estão 18,49% das pessoas que avaliam a gestão como regular enquanto a percepção positiva fica por conta dos demais – 10,08% dizem que o governo é bom e apenas 2,52% acreditam que é ótimo. Outros 5,04% não responderam ao questionamento.

BahiaNoticias

Polícia Federal cumpre mandados por fraudes na Petrobras

Trabalhadores são achados em condições análogas à escravidão na BA; empregados não tinham água potável e nem energia elétrica