in

Golpistas criam sites para cadastro do PIX

Após o PIX ter sido apresentado à população, os bancos começaram a entrar em operação para cadastrar as chaves PIX, mesmo com a data para iniciar o novo método de pagamento apenas no dia 16 de novembro. Por conta disso, golpistas aproveitaram esse momento para criar sites falsos e roubar dados pessoais de clientes.

Segundo a empresa Kaspersky, que trabalha com segurança digital, cerca de 60 sites falsos foram criados para o roubo. A técnica “phishing” faz alusão à pescaria, como se os golpistas estivessem pescando a sua vítima e dados. Promoções falsas, instalação de softwares maliciosos em computadores e celulares, até entrega de informações em cadastro falso fazem parte do golpe.

De acordo com o Banco Central, o cadastramento das chaves PIX é essencial para evitar esse tipo de golpe que, muitas vezes, podem chegar por e-mail, SMS, WhatsApp. As recomendações da instituição é nunca clicar em links suspeitos, nunca fornecer senhas ou tokens fora do aplicativo ou site do banco, muito menos se for por telefone onde os golpes mais acontecem. Importante lembrar que, o código de verificação como o WhatsApp é intransferível, assim tal qual como o SMS de números desconhecidos e sempre desconfiar de promoções tentadoras.

Tribunal de Justiça impede greve anunciada de servidores penitenciários; pedido foi feito pela PGE

Mais de 1.570 não têm planos para Lei Aldir Blanc; Nordeste é região com mais projetos