in

Governo Bolsonaro deve definir qual vacina comprar a partir de preços e quantidades de doses

Apesar dos conflitos entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), governadores do país já começaram a receber sinais de que os planos em relação ao Programa Nacional de Imunizações estão mantidos.

De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o Ministério da Saúde informou reservadamente que pretende incorporar todas as vacinas que forem registradas na Anvisa.

Parlamentares, porém, dizem desconfiar de que talvez não seja possível concretizar a ideia e avaliam que o governo comprará apenas aquela que ficar pronta antes.

Mesmo com a resistência de Bolsonaro, a conversa que circula nos bastidores é que, caso a Coronavac seja aprovada primeiro, tem chances de ser comprada logo devido a pressão social.

Porém, se ficar pronta depois, o fato de ser mais cara do que a concorrente de Oxford tenderia a deixá-la de fora dos planos de aquisição do governo federal. Além do preço, entra nesse cálculo a dificuldade logística.

Os chineses já disseram que a Coronavac será uma vacina de duas doses. Já Oxford ainda não definiu se atingirá eficácia com apenas uma aplicação. Ambas ainda estão em fase de testes, sem prazo para finalização.

Operação da PF investiga desvio de recursos em hospital de campanha de Fortaleza

Novembro Azul reforça prevenção contra o câncer de próstata