in

Mesmo com redução na pandemia, 66 deputados gastam mais com gasolina em 2020

Nem mesmo com a pandemia do novo coronavírus, que suspendeu as atividades de parlamentares em Brasília, gastos de deputados foram reduzidos.

Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, 66 deles gastaram mais dinheiro com gasolina neste ano do que entre janeiro e outubro de 2019, ainda que as sessões na Câmara, desde março, estejam ocorrendo por meio virtual.

O deputado que mais gastou, segundo o levantamento, foi Cláudio Cajado (PP-BA), que usou R$ 54.481 em gasolina neste ano. “Quem me acompanha nas redes sabe que sempre estou visitando alguma cidade que represento”, disse em e-mail ao Painel.

No geral, os membros da Câmara reduziram em 38% as despesas com combustível. Carlos Jordy (PSL-RJ), que foi vice-líder do governo, aumentou as despesas em 76%. Ele diz que evitou avião durante a pandemia e fez o percurso Rio-Brasília-Rio de 15 em 15 dias de carro, economizando passagens aéreas.

Daniel Silveira (PSL-RJ) e Alê Silva (PSL-MG), que gastaram mais 24% e 22%, dizem ter usado a cota em seus estados. “Eu aproveitei para viajar e conheci praticamente todas as regiões de Minas Gerais”, diz Alê Silva.

“É importante agora os parlamentares criarem novos hábitos com o dinheiro público para os próximos anos, já que é possível gastar menos com o mandato. O setor privado aprendeu a se reorganizar, por que o público também não aprende?”, diz o diretor-executivo do Ranking dos Políticos, Renato Dias.

Duas cidades baianas não registram novos casos da Covid-19 há mais de dois meses

Campanha nacional alerta caminhoneiros sobre roubo de cargas