in

Moderna divulga que sua vacina contra covid-19 tem 94,5% de eficácia; resultados não foram publicados

O laboratório Moderna, dos Estados Unidos, divulgou nesta segunda-feira (16) que a vacina que desenvolve o novo coronavírus apresentou 94,5% de eficácia em testes preliminares. Os resultados ainda não foram publicados em revista científica. O imunizante está na fase 3 de testes clínicos em seres humanos. Nessa primeira análise provisória, 95 dos voluntários tiveram diagnóstico de Covid-19 confirmado.

Entre eles, 90 tinham recebido o placebo e apenas 5 foram medicados com a vacina que está sendo estudada. Além disso, esses primeiros estudos dão conta de que o imunizante parece contribuir para amenizar a gravidade da doença. Isso porque, no grupo de voluntários que foi infectado, 11 tiveram formas graves de Covid-19, mas todos eles tinham tomado o placebo.

“Uma análise dos eventos adversos solicitados indicou que a vacina era geralmente bem tolerada”, informou a Moderna no comunicado. “A maioria dos eventos adversos foi de gravidade ligeira ou moderada”, relatou. Como os resultados são preliminares, a própria farmacêutica alerta que os dados finais de eficácia da vacina podem ser alterados a longo do estudo.

Com base nessas primeiras avaliações, o laboratório pretende pedir enviar ao FDA (a Vigilância Sanitária dos EUA) um pedido de autorização de uso emergencial da vacina nas próximas semanas. A estimativa da companhia é que possa fabricar 20 milhões de doses do produto ainda neste ano.

Outras vacinas
Na semana passada, outros dois laboratórios divulgaram que as vacinas que estão desenvolvendo contra o novo coronavírus têm eficácia alta. Na segunda-feira (9), a Pfizer deu a largada, divulgando estudos que davam conta de que seu imunizante é 90% eficaz.

Dois dias depois, na quarta-feira (11), foi a vez de o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia da Gamaleya, ligado ao Ministério da Saúde da Rússia, divulgar informações de um estudo que teria comprovado a eficácia de 92% da vacina Sputnik V no combate ao coronavírus. A taxa de eficácia representa a proporção de redução de casos entre o grupo vacinado comparado com o grupo não vacinado. A redação é do site da Revista Fórum.

Secretaria de Segurança Pública contabiliza 215 flagrantes de crimes eleitorais no estado durante pleito

Onze prefeitos na BA foram eleitos com menos de 100 votos de diferença dos adversários