in

TRE da Bahia volta atrás e libera carreatas com até 60 carros na reta final de campanha

Dando mais uma vez uma desarrumada nas eleições municipais de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), depois da decisão da última terça-feira (veja aqui) voltou atrás da resolução administrativa nº 38, que proibia qualquer ato presencial dos candidatos, e liberou carreatas com a adoção dos protocolos sanitários já recomendados e máximo de 60 carros no evento.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (11), pelo próprio órgão eleitoral. Vale salientar, que volta a ser permitido também a distribuição de material gráfico nos comitês ou diretamente nas residências de eleitores. Muitos candidatos da Chapada Diamantina reclamam da insegurança das decisões do TRE, “já que muitos deles aproveitaram a proibição da publicidade eleitoral para se organizarem para o dia da votação, que é no próximo domingo – dia 15 de novembro”.

Conforme o TRE, a proibição de terça ocorreu devido ao número de aglomerações de pessoas em atos de campanha eleitoral. Alguns desses eventos fazem com que as pessoas desrespeitem as normas sanitárias impostas para o combate da pandemia do coronavírus. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) diz que a Bahia já tem 365.941 casos confirmados da doença.

Seguem proibidos comícios, passeatas, bandeiraços, caminhadas, bicicleatas, cavalgadas, motoatas e similares. O candidato, partido ou coligação que descumprirem tais medidas estarão sujeitos a multa no valor de R$ 5 a R$ 25 mil, ou equivalente ao custo da propaganda, se for maior.

Jornal da Chapada

Hoje é o último dia de propaganda eleitoral no rádio e na TV

Petrobras eleva preço da gasolina em 6% e diesel sobe 5% nas refinarias