Um novo reajuste no preço da gasolina começa a valer a partir desta sexta-feira (8) nas refinarias de todo o Brasil. A Petrobras anunciou em seu site um aumento de 2,5%.
Assim, o produto passa a ser comercializado para as distribuidoras por R$ 1,7287 sem tributos, representando cerca de 50% do preço final do combustível.
Esse é o segundo reajuste aplicado somente neste mês de março, acumulando um aumento superior a 14,5%. Também ouve reajuste no preço do diesel, de 1,91%, sendo o terceiro aumento do mês no valor do produto.
“Isso é um reflexo da nova política de preços implantados pela Petrobras. Voltamos ao que era antes. A Petrobras pode fazer os reajustes considerando a volatilidade do mercado internacional e a variação do dólar”, analisou o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus.
Enquanto o preço sobe, a produção de petróleo cai. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o Brasil produziu em janeiro 2,2% a menos de petróleo do que em dezembro ou 2,631 milhões de barris diários.
A Agência informou que a queda foi puxada pela redução de 2,7% na produção no pré-sal brasileiro, devido às paradas para manutenção nas plataformas P-74, no campo de Búzios, e FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos.