in

Energia solar

A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), voltou a reutilizar energia solar em sistemas de abastecimento de água com unidades dessalinizadoras. Nas localidades Lajedinho, Penedo e Laje, no município de Santaluz, foi implantado o sistema fotovoltaico em poço perfurado pela empresa que vai atender 310 habitantes. O uso da energia solar vai proporcionar um grande avanço para as comunidades em relação ao uso da energia elétrica. Ela converte o calor armazenado nos painéis fotovoltaicos em energia solar para o funcionamento das bombas dos poços perfurados pela empresa.

 

A energia solar tem características positivas com o sistema ambiental, pois, traz muitas vantagens sobre as outras tecnologias de geração de energia. A Cerb tem sido pioneira na aplicação dessa nova tecnologia alternativa na zona rural. Muitos sistemas de abastecimento de água na zona rural funcionavam por meio de energia solar, onde o potencial é praticamente infinito na geração de eletricidade. As fotocélulas são a solução mais rápida e barata para o suprimento de energia em áreas distantes e remotas no Estado da Bahia.
O sistema implantado pela Cerb na zona rural de Santaluz, com recursos do Ministério do Meio Ambiente, do Programa Água Doce, no valor de R$ 210 mil, é composto de estação elevatória; adutora com 2.340 metros de extensão; equipamento de dessalinização com dosador de cloro; três unidades reservatórias; rede de distribuição com 312 metros de extensão; chafariz eletrônico e placas fotovoltaicas

Criança de 11 anos é flagrada pilotando moto sozinha em rodovia na BA; pai foi multado

Ex-prefeita de Conceição do Jacuípe é condenada por desvio de R$118 mil do FNDE