in

Com estoque crítico de bolsas de sangue para o São João, Hemoba faz campanha para doações em Salvador e interior

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) iniciou uma campanha neste mês de junho para aumentar o estoque de sangue, que está em estado crítico. A unidade móvel da Hemoba vai circular por Salvador e cidades do interior. [Confira roteiro ao final da matéria]

A iniciativa é uma preparação para o período do São João, marcado pelas festas, brincadeiras com fogos e, em especial neste ano, a realização de jogos da Copa América, em Salvador.

Segunda a diretora de hemoterapia, Rivania Andrade, nos meses de março e abril houve redução de candidatos à doação, entretanto a necessidade de sangue é diária. É necessário que haja frequência do doadores para garantir a assistência adequada durante o São João.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

A Hemoba alerta que, nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe. O horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade de coleta estão disponíveis no site da Hemoba. Mais informações também podem ser acessadas através das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

Cinco pessoas são presas e mais de 600 kg de carne clandestina são apreendidas em Jacobina, na BA

Mais de 280 cidades da Bahia terão postos de atendimento em última etapa da revisão biométrica, diz TRE