in

Lavagem do Bonfim espera mais de 2 milhões de pessoas

Considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval, a Festa do Senhor do Bonfim, estima receber cerca de 2 milhões de pessoas para os festejos deste ano. Com o tema, “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção, com o lema: Ontem, hoje e sempre sob a sombra da cruz”, a temática remete ao Ano Jubilar, proclamado em abril deste ano para comemorar os 275 anos da chegada da imagem do Santo a Salvador.

A lavagem será realizada no próximo dia 16, onde os participantes se concentrarão em frente à Igreja da Conceição da Praia, para dar início a uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Conforme informou o reitor da Basílica do Bonfim padre Edson, durante coletiva de imprensa, a lavagem faz parte da programação da Festa ao Nosso Senhor do Bonfim, onde ocorrem celebrações católicas entre os dias 9 e 19 de janeiro.

A organização do evento, fala sobre as mudanças deste ano de 2020. Entre elas, está à saída da imagem do Senhor do Bonfim em procissão marítima até o 2º Distrito Naval, na quarta-feira (15), onde ficará até o domingo (20), dia da festa, para ser conduzida em cortejo de volta à Basílica.

O andor que levará a imagem será conduzido em uma grande caravela, alegoria produzida pelo artista plástico Zaca Oliveira, para recordar a chegada da imagem a Salvador no dia 18 de abril de 1745. A caravela será ladeada por um pano azul que simbolizará o mar.

No cortejo, outra novidade é a participação das imagens de Santa Dulce dos Pobres e de Nossa Senhora da Penha, juntamente com a do Senhor do Bonfim, até a Basílica, que terá suas escadarias internas lavadas pela primeira vez, segundo a comissão de festas.

TRADIÇÃO

A Festa do Nosso Senhor do Bonfim é patrimônio cultural brasileiro, aprovada no dia 5 de janeiro de 2013 pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A festa é realizada sem interrupção desde o ano de 1745 e atrai para a capital baiana, depois do Carnaval, o maior número de participantes de diversas expressões culturais e sociais.

A lavagem festiva acontece com a saída, pela manhã da quinta-feira, do tradicional cortejo de baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, o qual segue a pé até o alto do Bonfim, para lavar com vassouras e água de cheiro as escadarias e o átrio da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

Todos se vestem de branco, a cor do orixá, e percorrem em procissão, desde o largo da Conceição até o largo do Bonfim. O ponto alto da festa ocorre quando as escadarias da igreja são lavadas por cerca de 200 baianas vestidas a caráter que, de suas “quartinhas” – vasos, que trazem aos ombros – despejam água nas escadarias e no átrio da igreja, ao som de palmas, toque de atabaque e cânticos de origem africana.

No domingo seguinte à lavagem, os devotos se reúnem na Igreja dos Mares para a procissão dos Três Pedidos, que percorre o largo de Roma em direção ao Bonfim. Na chegada à Colina do Bonfim, os fiéis dão três voltas em torno da Basílica, fazendo três pedidos. Uma pregação, bem como uma missa solene e a benção do Santíssimo Sacramento encerram os festejos.

Com elementos básicos e estruturantes mantidos ao longo dos anos, a Festa do Bonfim possui a Novena, o Cortejo, a Lavagem, os Ternos de Reis e a Missa Solene. A celebração ocorre durante onze dias do mês de janeiro, com início um dia após o Dia de Santos Reis, encerrando-se no segundo domingo depois da Epifania, no dia do Senhor do Bonfim.

OBRAS

Em processo de reforma há cerca de um mês, a Avenida Dendezeiros, no Bonfim, deve receber normalmente o cortejo da Lavagem do Bonfim, que acontece no dia 16 de janeiro de 2020. As intervenções fazem parte da criação do Caminho da Fé, que liga o Largo de Roma à Igreja do Bonfim. “Apesar da intervenção na Av. Dendezeiros para implantação do Caminho da Fé, o planejamento da Prefeitura de Salvador é que os festejos do Bonfim ocorram no mesmo percurso dos outros anos”, informou a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio de nota enviada.

Facebook passará a remover vídeos falsos e deepfakes da rede social

Ministério da Saúde quer zerar fila de espera por cirurgias eletivas