in

Reforços para a mobilidade urbana, saúde, segurança e educação são destaque na Bahia

Os investimentos do Governo do Estado têm proporcionado conquistas importantes e desenvolvimento social e econômico para os baianos. A Bahia fecha o ano de 2019 com números positivos, inaugurações realizadas e ordens de serviço assinadas para obras que reforçam as áreas da saúde, educação, segurança e mobilidade urbana.

Um total de 15 Policlínicas Regionais de Saúde já estão em funcionamento, disponibilizando atendimento médico especializado para 7,8 milhões de cidadãos de 285 municípios das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Senhor do Bonfim e Simões Filho, onde estão instaladas as unidades.

“Foi um excelente ano para a saúde pública da Bahia, nós nos posicionamos como o Estado que mais investiu em saúde entre todos os Estados do Brasil. Conseguimos expandir a rede de atenção especializada construindo mais policlínicas, expandimos a atenção hospitalar construindo novos hospitais, incluindo o Metropolitano que será inaugurado no começo de 2020; fortalecemos os nossos hospitais reformando, modernizando, ampliando, implantando serviços de oncologia, cirurgia cardíaca, cardiologia em várias regiões da Bahia”, afirmou o secretário estadual da Saúde (Sesab), Fábio Vilas Boas.

Outro destaque importante para a saúde é a construção de uma Central de Inteligência e da nova Central Estadual de Regulação (CER), que já está com obras avançadas. Com investimento de R$ 7,7 milhões, as centrais vão monitorar e acompanhar todas as unidades através de indicadores de desempenho da rede, em tempo real, e vão funcionar na Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, que está sendo construída ao lado da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo (Cab), em Salvador.

Segurança

As ações de segurança conseguiram diminuir em 9,4% o número de crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. As reduções ocorreram na capital, RMS e interior, entre 1º de janeiro e 25 de dezembro de 2019. Os Crimes contra o Patrimônio, que são os roubos a veículos, ônibus e bancos, também tiveram queda. No total, em todo o estado, 518 vidas foram preservadas este ano por meio de atividades preventivas, ostensivas e investigativas das polícias.

Na capital, a queda foi ainda mais expressiva, chegando a 11,1%; seguida pelo interior com 9,6% menos crimes; e Região Metropolitana de Salvador (RMS) com 4,6%. Os roubos a veículos também caíram 8,8%, sendo registradas menos 468 ocorrências. O acumulado para roubos a transporte coletivo teve redução de 3,8% (menos 76 casos). Redução expressiva também nos roubos a bancos, que tiveram queda de quase 25%, passando de 65 casos em 2018 para 49 em 2019, no período de 1º de janeiro a 22 de dezembro.

Para o secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, os números refletem os investimentos feitos pelo Governo do Estado. “Com muito esforço conseguimos manter as reduções dos índices criminais. A preservação de vidas continua sendo nosso principal objetivo e este ano chegamos a quase 10% de diminuição no número de mortes, no estado, mostrando que estamos no caminho certo. Por isso, continuaremos investindo em tecnologia e capacitação, trazendo para a Bahia o que há de mais moderno no setor”.

Quadrilhas trocavam proteína por pipoca na merenda em SP, diz PF

Casos suspeitos de dengue crescem 622,6% em 2019 na Bahia