in

Fábrica de calçados em Ipirá demite 240 funcionários

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) emitiu uma nota em resposta à demissão de funcionários da fábrica de calçados ‘Paquetá’, localizada no município de Ipirá, e diz que vai acompanhar o caso.

Na última sexta-feira (14), os funcionários protestaram na porta da empresa e reivindicaram seus direitos trabalhistas. Segundo a nota emitida para a imprensa, a Secretaria entrou em contato com os executivos da empresa. Eles informaram que “em virtude do fechamento do comércio, devido à pandemia da Covid-19, especialmente em outros países, a empresa foi impactada e precisou demitir 240 funcionários dos 1,5 mil existentes na Bahia”.

Ainda segundo a pasta, “o grupo assegurou que reiniciou suas atividades recentemente na unidade de Ipirá e que, gradativamente, à medida que ocorra a reabertura do comércio nos países para os quais exporta sua produção e novos contratos sejam firmados, voltará a 100% da atividade e espera abrir novas vagas, para o qual, preferencialmente os demitidos poderão ser recontratados”.

A nota continua informando que “unidade produtiva conta com incentivos fiscais e a concessão de galpões do Estado. A SDE lamenta as demissões, mas assegura que tem prospectado investimentos para o Estado, que resultarão na geração de novos postos de trabalho”. E finaliza destacando que a Secretaria, “este ano, já assinou 23 protocolos de intenções para instalação ou ampliação de empreendimentos na Bahia.

Juntos, vão aportar R$1,7 bilhão em investimentos privados, com previsão de gerar 1,3 mil novos empregos diretos”. A respeito do pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e da multa de 40%, a pasta diz que a empresa responderá sobre esse assunto.

Governo da Bahia vai oferecer mais de 40% das ações da Embasa ao setor privado

Teste em humanos de vacina contra coronavírus tem resultados positivos preliminares, diz empresa