in

Diretor da Fleury diz que vacina para Covid-19 não está “tão longe” quanto era esperado

Carlos Granato, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, se diz otimista com as perspectivas para a produção de uma vacina contra a Covid-19. Segundo ele, o cenário é ainda melhor do que o previsto e não está “tão longe” de ficar pronta.

O Grupo Fleury, de medicina diagnóstica, fará a eleição de candidatos para os teste da vacina para o novo coronavírus, coordenados pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A fórmula foi desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e já está sendo testada na Europa.

“Faremos a seleção dos candidatos. A vacina não está tão longe como temíamos que estivesse. Tenho os dados reais como referência e sou uma pessoa otimista”, disse Granato em entrevista à “Live do Valor”.

Já existe uma variedade enorme de vacinas sendo produzidas no mundo, assegura o infectologista. O próprio Instituto Buntatam tem um estudo próprio em conjunto com a empresa chinesa Sinovac.

““Vamos avaliar a resposta das pessoas à vacina e oferecer depois. Teremos uma vacina [no máximo] no início do ano que vem. As grandes firmas estão se preparando para a produção”, assegura Granato.

Rui sobre compra de respiradores: “não tenho rabo preso. Quero investigação e devolução de todo dinheiro público”

Capacidade de expandir leitos de UTI deve se esgotar em julho, diz secretário