in

Rui Costa diz que nº de infectados de outros estados aumentou mais de 300% na BA e critica ANTT: ‘Não controla absolutamente nada’

O governador da Bahia, Rui Costa, informou, nesta segunda-feira (22), que houve aumento no número de casos de pessoas que chegaram ao estado contaminadas pela Covid-19. Segundo Rui Costa, os passageiros chegam à Bahia com a doença através de ônibus interestaduais, alguns clandestinos, o que atrapalha o combate à disseminação do vírus.

“Quero chamar atenção aqui desta linha [do gráfico] relativa a ‘outros estados’, que são as pessoas que chegam contaminadas de outros estados. Número absurdo de crescimento, 339% nos últimos cinco dias. Infelizmente, o que está realimentando a doença na Bahia são as pessoas que estão chegando de outros estados por ônibus interestaduais”, disse Rui Costa em live realizada.

Rui Costa criticou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que, segundo ele, não faz o controle da chegada de ônibus clandestinos no estado. No dia 10 deste mês, um ônibus clandestino que saiu de São Paulo desembarcou com nove pessoas infectadas por Covid-19 no município de Nova Soure.

“Nós conseguiríamos controlar mais, se não fosse pela ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, que não controla absolutamente nada. Portanto, não controla a chegada de ônibus clandestinos, não favorece a emissão de liminares… A grande maioria dos ônibus… Eu tenho relato de prefeitos, que testam as pessoas que chegam e elas chegam positivas. Isso traz novas contaminações em cada município. Se estivéssemos conseguindo controlar a entrada e saída desses ônibus de outros estados, estaríamos em situação melhor na Bahia do que chegamos até agora”, afirma o governador da Bahia.

Em nota, a ANTT informou que, desde o começo da pandemia até o inicio de junho, já realizou 25 apreensões de ônibus na Bahia, que transportavam 400 pessoas. Destas ações, 12 ocorreram na região de Feira de Santana, 5 na região de Vitória da Conquista, 7 entre Vitória da Conquista e Jequié e 1 em Eunápolis.

Diz ainda que, no país, já retirou de circulação mais de 387 veículos realizando transporte não autorizado. “Foram aplicadas multas e feitas apreensões dos veículos, que ao total, transportavam quase 5.000 pessoas”. A agência ainda fala que os passageiros que apresentavam sintomas da Covid-19 são orientados e encaminhados aos profissionais de saúde para providências.

A nota diz também que “é preciso levar em conta que existem pessoas que trabalham em hospitais, supermercados e outros serviços essenciais, que precisam se deslocar para trabalhar. Devido à contingência que o país está atravessando, a Agência flexibilizou a redução da frequência de horários para as empresas regulares”.

Com relação ao comentário do governador sobre as liminares, a ANTT afirmou que “são instrumentos dados pela Justiça, e não cabe à agência tecer comentários sobre elas”.

A nota ainda diz que a ANTT determinou que as empresas de transporte interestadual de passageiros façam o protocolo estabelecido de higienização dos veículos. Além disso, destacou que a ANTT definiu, por meio da Resolução nº 5.893 (publicada no DOU em 03/06/2020) quais medidas deverão ser adotadas nos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. A medida fica em vigor até o dia 31 de agosto.

A ANTT finaliza a nota alertando sobre os riscos de acidentes nos transportes clandestinos e de maior exposição ao coronavírus já que, segundo a agência, “nesses veículos não é garantido o cumprimento dos mesmos protocolos sanitários adotados pelas empresas regulares”.

Detran-BA anuncia retorno de atendimento em unidades do interior do estado; confira

Com Fundeb ameaçado, educação pode colapsar