in

Comércio na cidade de Miguel Calmon é reaberto

O comércio de Miguel Calmon, cidade do norte da Bahia, foi reaberto na segunda-feira (6), após ficar 45 dias fechados. Apesar da reabertura, algumas restrições foram definidas pela prefeitura municipal.

A medida, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), prevê que os estabelecimentos comerciais funcionem das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Já os restaurantes e padarias podem funcionar até 20h. Após esse período, será permitido que essas atividades ocorram em sistema de drive-thru. O serviço de delivery também será liberado até as 22h.

As clínicas médicas, odontológicas e veterinárias também tiveram o funcionamento liberado. Postos de combustíveis, borracharias e funerárias também podem funcionar sem restrição de horário.

A feira livre e o comércio da zona rural da cidade também foram autorizados, mas só aos sábados, com exceção do distrito de Itapura, que tem o funcionamento autorizado apenas aos domingo. Nessas comunidades, o comércio só poderá funcionar até as 14h.

A previsão é que a prefeitura se reúna com proprietários de academias e representantes de igrejas, para discutir uma possível reabertura dos estabelecimentos.

Ainda conforme o decreto, apesar da liberação, o comércio de modo geral (tanto o essencial quanto o não essencial) não poderá funcionar nos finais de semana e feriados até o dia 12 de julho. As exceções são apenas para:

  • farmácias em regime de plantão;
  • lanchonetes, restaurantes e padarias;
  • postos de combustíveis, borracharias e funerárias;
  • clínicas médicas, odontológicas e veterinárias.

Apesar de alta nos preços do feijão e carne, cesta básica de Salvador é a mais barata entre capitais do Brasil, aponta Dieese

Nº de casos de chikungunya na Bahia cresce 434% entre 2019 e 2020; estado teve aumento de mais de 100% em um mês