Os candidatos e candidatas eleitos em Salvador para a Prefeitura e a Câmara de Vereadores nas Eleições Municipais de 2020 foram diplomados ontem, na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. A cerimônia ocorreu, na sala de sessões do órgão. Entre as figuras ilustres presentes, estiveram o prefeito ACM Neto (DEM) e a vice-prefeito eleita Ana Paula Matos (PDT). O prefeito eleito Bruno Reis (DEM) não esteve presente do evento em função do diagnóstico da Covid-19.
Com a entrega do diploma, a Justiça Eleitoral atesta eleitos e suplentes, que ficam aptos para exercer o mandato, mesmo que haja recurso pendente de julgamento. Trata-se de um ato previsto no Código Eleitoral e no art. 218 e subsequentes da Resolução nº 23.611/2019.
Nos diplomas, constam o nome da pessoa (pode ser utilizado o nome social, quando constar no cadastro eleitoral), a indicação do partido ou da coligação, o cargo ou a classificação como suplente e outros dados, a critério da Justiça Eleitoral. O documento pode ser obtido a qualquer tempo, após a sessão de diplomação, no TRE-BA ou no cartório eleitoral competente.
Conduzida pelo presidente do Eleitoral baiano, desembargador Jatahy Júnior, a diplomação também contou com a presença dos demais membros da corte baiana e da juíza Maria Mercês Mattos Miranda Neves, presidente da junta totalizadora da capital. Por conta da pandemia de Covid-19, o evento teve acesso restrito aos diplomados, com transmissão, ao vivo pelas redes sociais e pela TV Câmara de Salvador.
“As dificuldades não foram poucas. Os pessimistas falaram que não conseguiríamos resolver as eleições porque não teríamos mesários, falaram em abstenções, que os novos [políticos e candidatos] não teriam oportunidades, [mas] a realidade mostrou que foi tudo diferente. Nós, através de uma liderança forte, firme e democrática do ministro Barroso, testemunhamos a Justiça Eleitoral se preparar e dar condições para que as eleições acontecessem”, destacou, em coletiva de imprensa.
Tribuna Da Bahia