in

Variantes do coronavírus causam maioria dos novos casos de covid em 6 Estados

Variantes do coronavírus Sars-CoV-2 foram detectadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em 10 Estados brasileiros, das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Por meio de testagens com o novo protocolo de RT-PCR, a fundação confirmou nessas unidades da Federação a circulação de variantes do coronavírus, que podem ser a P1, identificada inicialmente no Amazonas, a B.1.1.7, no Reino Unido; ou a B.1.351, na África do Sul.

Em 6 Estados, o coronavírus identificado inicialmente na China já não é mais o principal causador da covid-19. As variantes do vírus são potencialmente mais transmissíveis e podem estar relacionadas aos aumentos vertiginosos de novos casos nos Estados pesquisados.

“Dos 8 Estados avaliados neste recorte, apenas 2 não tiveram prevalência da mutação associada às variantes de preocupação superior a 50%: caso de Minas Gerais, com 30,3% das amostras testadas como positivo para a mutação e, Alagoas, com 42,6%. Nos demais Estados, mais de 50% das amostras foram identificadas com a mutação associada às ‘variantes de preocupação’”, informou a Fiocruz.

A alta circulação de pessoas e o aumento da propagação do vírus Sars-CoV-2 tem favorecido o surgimento de “variantes de preocupação” no Brasil, como é o caso da variante P1, identificada no Amazonas. O comunicado alerta para um cenário preocupante que alia o perfil potencialmente mais transmissível dessas variantes à ausência de medidas que possam ajudar a conter a propagação e circulação do vírus.

O documento destaca ainda como fundamental a adoção das medidas que possam reduzir a velocidade da propagação e o crescimento do número de casos, como a restrição da circulação e das atividades não essenciais e a implementação imediata de planos e campanhas de comunicação, o fortalecimento do sistema de saúde e a necessidade de constituição de um pacto nacional para o enfrentamento da pandemia.

Com informações da Agência Brasil

Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil ‘fábrica’ de variantes superpotentes

Banco do Brasil oferece prova de vida do INSS por aplicativo