O edital do ‘Programa Educar para Trabalhar’ ampliou o público que pode se inscrever a uma das 200 mil vagas em cursos de qualificação profissional na Bahia. Segundo o governo do estado, com a mudança, também podem participar da seleção pessoas que concluíram Ensino Médio ou cursos técnicos de nível médio da rede estadual entre os anos de 2016 e 2020. Antes, só podiam participar os egressos que tiveram cursos concluído entre 2017 a 2019.
Ao todo, são 44 cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD).
As inscrições podem ser feitas até 19 de maio, no site disponibilizado pela SEC. A previsão é que as aulas comecem no dia 31 de maio. A relação completa dos cursos pode ser conferida no site da SEC.
O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por sorteio eletrônico, no dia 20 de maio. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 23 de maio, ambos no Portal da Educação. A matrícula será realizada no período de 23 a 30 de maio.
As 200 mil vagas são distribuídas em 11 Eixos Tecnológicos, em um total de 3.567 turmas. Dentre os cursos ofertados destacam-se: Programador de Dispositivos Móveis; Programador Web; Desenhista de Produtos Gráficos Web; Auxiliar de Laboratório de Microbiologia; Agente de Informações Turísticas; Assistente Administrativo; Desenhista da Construção Civil; Operador de Processos Químicos Industriais, Agricultor Agroflorestal; Confeiteiro; Padeiro; e outros.
G1Bahia