Protagonistas do cenário político nacional, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) levam a rivalidade política na Bahia para o coração do governo Lula. A avaliação foi feita pelo jornal O Globo deste domingo (21).
De acordo com a publicação, que traça todo o histórico dos dois políticos, que caminham em campos opostos no estado, Elmar tem adotado, como já visto publicamente, uma posição dúbia com relação ao seu papel no governo. Após votar em Bolsonaro (PL) em 2022, o parlamentar baiano chegou a ser cotado como ministro, mas teve sua indicação limada pelo PT baiano. Na queda de braço, Elmar garantiu o comando da Codevasf.
Segundo a publicação, um petista confessou acreditar que a disputa local entre Rui e Elmar tem prejudicado o andamento do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O entendimento do nome escutado é que Elmar, pela influência política que possui no Congresso, poderia ser um bom articulador como ministro, e ajudar na construção de uma base sólida na Câmara, dificuldade enfrentada pelo petista no início do terceiro mandato.
O Globo