Um grave ato de racismo ocorreu neste sábado (17/6) no Estádio El Prat, justamente o local do duelo entre Brasil x Guiné, amistoso marcado por várias ações antirracistas. E justamente com um membro do staff de Vini Jr. Logo o atacante que vem sofrendo várias injúrias raciais na Espanha, em jogos em que o Real Madrid atua fora de casa. Afinal, um dos seguranças do hall de entrada apontou para Felipe Silveira, amigos de infância e assessor de Vinicius Júnior, e disse:
‘Esta é a minha arma para você”, e em seguida apontou uma banana.
Na mesma hora, o amigo de Vini, revoltado, começou a discutir com o segurança, um senhor perto dos 60 anos. Foi nessa hora que outros parças de Vini, que foram acompanhar o jogo, começaram a filmar a situação. A equipe de reportagem da SporTV também gravou imagens da confusão. Outros seguranças tentaram tirar o segurança do local, mas os brasileiros fizeram um bloqueio e esperaram que policiais chegassem ao local. Todos foram levados para serem ouvidos.
A equipe de Vini Jr pediu que a administração do estádio analise as imagens das câmeras de monitoramento para tentar encontrar o momento exato em que o segurança mostra a banana para Felipe.