Vinícola Vaz - Janoo
in

Enoturismo cresce em Morro do Chapéu

Paula Theotonio

. Crédito: .

Quem quiser uma experiência de imersão pode aproveitar as ‘tiny houses’ que as vinícolas da região oferecem (Paula Theotonio) Charmosa e aconchegante, a cidade de Morro do Chapéu (BA) pode até não transparecer em seu pacato dia-a-dia, mas vive um momento de ebulição turística. São pelo menos 200 pessoas por semana visitando o município para fins de turismo e, durante feriados e eventos, como a Feira Agropecuária e o Festival de Inverno, esse número chega a dobrar. Os dados são da Associação Empresarial do Agroturismo de Morro do Chapéu (Agrotur).

E não tinha como ser diferente: Morro é abundante em atrativos; que vão desde o próprio clima ameno até as opções em turismo arqueológico, ecoturismo e, principalmente, o enoturismo.

O vinho morrense é, inclusive, parte da Rota Sensorial de Morro do Chapéu – BA, criada pela Agrotur com apoio do SEBRAE Bahia. A iniciativa privada estimula a exploração da região através dos sentidos e agrega, ainda, empresas que atuam com em diversos segmentos: queijos artesanais, embutidos e defumados, alimentos orgânicos, flores, rosas, cactos, rosas do deserto e óleos essenciais.

De acordo com Jairo Vaz, que é presidente da Agrotur, agrônomo e fundador da Vinícola Vaz, uma nova empresa de vinhos está prestes a iniciar sua operação e há um novo investimento enológico chegando nos próximos anos. “Precisamos com urgência melhorar nossa estrutura com empreendimentos de hotelaria e restaurantes, pois nossos cerca de 200 leitos nem sempre são suficientes para a atender à demanda”, comenta

Com a procura aquecida, as três vinícolas em operação estão investindo na melhoria contínua de sua produção e também na criação de hospedagens e experiências para driblar a pouca oferta.

Situada a 14 km do centro do município, a Reconvexo finaliza na próxima semana sua segunda tiny house em frente aos seus vinhedos. Inspiradas na tendência do glamping, ou acampamento de luxo, trata-se de um tipo de chalé feito em madeira com estrutura de cama, banheiro com chuveiro elétrico, cozinha equipada e calefator para dias frios. Os hóspedes têm acesso ao wine garden da vinícola e podem usufruir de toda estrutura disponível. A reserva pode ser feita diretamente via AirBNB ou Booking.

Programa FPI/BA descarta risco iminente à população na Barragem de Mirorós, contudo deve solicitar documentos à Codevasf que ateste segurança do vertedouro

Abaixo de 11°C: conheça as cidades mais frias da Bahia