in

25 anos do Parque Estadual Morro do Chapéu e do Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido terá programação especial do Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou a programação para comemorar o 25º aniversário do Parque Estadual Morro do Chapéu e do Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido. As atividades acontecerão nos dias 24 e 25 de agosto, na Casa da Arte, localizada na cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.

Na cerimônia de abertura acontecerá uma palestra sobre a urgência das mudanças climáticas, o papel crucial das áreas protegidas e as perspectivas de desenvolvimento territorial. Especialistas e representantes de instituições como a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o Ministério Público da Bahia (MPBA), assim como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o próprio Inema, estarão contribuindo nesse diálogo.

Na tarde do primeiro dia, um painel de discussões abordará tópicos relevantes como a importância das áreas protegidas, a preservação das pinturas rupestres, a promoção da educação ambiental e as oportunidades de ensino profissionalizante. O encontro terá a participação de representantes do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina II.

 

Também no primeiro dia será realizada a premiação do Concurso de Desenho em que os estudantes da rede de ensino apresentaram propostas para atualização da logomarca do Parque Estadual Morro do Chapéu.

O segundo dia acontecerá uma visita ao Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido e ao Parque Estadual Morro do Chapéu. A programação também oferecerá estandes dedicados à distribuição de mudas de espécies nativas, apresentações enriquecedoras de estudos e pesquisas relevantes, além de exposições de artesanato produzido pela Comunidade Quilombola de Gruta dos Brejões.

Os 25 anos de proteção e preservação desses locais de excepcional beleza natural, aliados ao compromisso de promover a conscientização ambiental, serão celebrados com relevantes discussões dos diversos segmentos que compõem o território, como acadêmicos, estudantes, entidades governamentais, comunidade local, todos unidos em um chamado para a preservação e apreciação das preciosidades naturais que Morro do Chapéu oferece. As informações são de assessoria.

Emenda de Leo Prates garante obras de pavimentação em Morro do Chapéu

Apreensão de quase 30 quilos de maconha em ônibus é realizada em operação policial em Seabra